Seres participa de lançamento de selo nacional para o trabalho prisional

Nesta quarta (22) e quinta (23), haverá o Lançamento do Selo Nacional de Responsabilidade Social pelo Trabalho no Sistema Prisional – 4º Encontro Nacional de Gestores, promovido pelo Departamento Penitenciário/MJ, em Brasília. A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Justiça e Direitos Humanos, será representada pela superintendente de Capacitação e Ressocialização (SCR), Valéria Fernandes, e a gerente de Educação e Qualificação Profissionalizante (GEQP/SCR), Edvany Oliveira.

A programação do evento inclui o lançamento do selo Resgata que visa ao reconhecimento de empresas, órgãos públicos e empreendimentos da economia solidária que contratam presos ou egressos do Sistema Prisional, a apresentação de experiências exitosas na oferta de vagas de trabalho pelos estados, além de mesas-redondas sobre “Planos Estaduais sobre o Trabalho nas Prisões”, “Experiências Exitosas na Gestão da Política Estadual”, entre outros temas.

PERNAMBUCO – A Seres registra atualmente a presença da mão de obra carcerária, seja no regime fechado ou semiaberto, em todas as 22 unidades prisionais da RMR e interior do Estado. Há quase 2.200 reeducandos exercendo atividades por meio de concessões (1.675), convênios com empresas privadas e órgãos públicos (311) e Cartas de Emprego (200), essas últimas autorizadas pelo juiz. Entre as principais atividades desempenhadas pelos reeducandos estão limpeza urbana, manutenção predial, mecânica de automóveis, confecção de esquadrias de alumínio, produção de bolos, salgados e pães, limpeza urbana e trabalho têxtil.