Casos de arboviroses caem cerca de 90% em PE
Durante o ano de 2017, Pernambuco observou a redução de cerca de 90% do número de casos notificados de dengue, chikungunya e zika, quando comparados os dados com o ano de 2016. A maior redução das notificações foi de zika (93,2%), com 782 ocorrências suspeitas, contra 11.482 do ano anterior. Em seguida vem chikungunya (92,1%) e dengue (85,3%).

Além de fazer o monitoramento dos municípios, é de responsabilidade do Estado, em situações específicas, como risco de epidemia, reforçar as ações dos municípios por meio da realização do bloqueio de transmissão. Esse bloqueio se dá através da aplicação de inseticida por meio da nebulização espacial a frio (tratamento a UBV), utilizando equipamentos portáteis ou pesados. Esse procedimento é indicado apenas em locais com registro de alta incidência (maior que 300 casos/100 mil habitantes).
Para 2018, estão previstos também um Protocolo de Vigilância dos Óbitos Suspeitos por Arboviroses, para padronizar as informações para a investigação das mortes suspeitas e, com isso, agilizar o fechamento dos casos; campanha educativa focada nos alunos da rede estadual de ensino; e uma parceria com a secretaria de Saúde do Mato Grosso do Sul para aquisição de um aplicativo para auxiliar o trabalho dos agentes de endemias.
Cuidados importantes para eliminar os focos dos mosquitos:

§   Mantenha bem tampados caixas d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água.
§  Mantenha as lixeiras tampadas e secas. Nunca jogue lixo em terrenos baldios.
§  Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados.
§  Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias.
§  Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas.
§  Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água.
§  Encha os pratinhos de plantas com areia.
§  Retire a água acumulada sobre a laje.
§  Mantenha as calhas d’água limpas.