Morre presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Guilherme Uchoa


O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Guilherme Uchoa, 71, morreu na madrugada desta terça-feira, 3, após complicações causadas por um edema agudo de pulmão seguido de parada cardíaca. O deputado, recém-filiado ao PSC, estava internado em um hospital particular na área central do Recife desde domingo quando foi diagnosticado com pneumonia. A informação foi confirmada pelas assessorias de imprensa da unidade de saúde e da Alepe.
Na segunda, o hospital chegou a divulgar em boletim para a imprensa a melhora de Uchoa, mas o político não resistiu. A assessoria da Alepe ainda não divulgou informações sobre o velório e seputalmento do parlamentar. 
Com a morte do deputado, o governador Paulo Câmara (PSB) cancelou a viagem que faria para Petrolina nesta terça-feira, onde participaria de inaugurações de obras nas áreas de educação, segurança hídrica e segurança pública. Em nota, o PSC lamentou a morte do presidente da Assembleia. “Pernambuco perde uma de suas principais referências na política, que atuou para trazer desenvolvimento para o nosso Estado”, informou o texto.

Trajetória

Guilherme Aristóteles Uchoa Cavalcanti Pessoa de Melo nasceu em Timbaúba (PE), era bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também formado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru.
O deputado trabalhou como escrivão da Polícia Civil e era aposentado como juiz, com passagens pelas comarcas pernambucanas de Palmeirina, Angelim, Riacho das Almas, Caruaru, Cumaru, Goiana, Olinda e do Recife. 
Na carreira política, Uchoa foi eleito pela primeira vez em 1994 como deputado estadual pelo então PMDB. Com forte base eleitoral no litoral norte do Estado, o parlamentar migrou para o PDT e em 2018 se filiou ao PSC. Era considerado um dos principais aliados da Frente Popular liderada pelo PSB.
Reeleito presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o sexto biênio consecutivo (2017/2018), o deputado Guilherme Uchoa estava no sexto mandato parlamentar. Como presidente da Casa, deu início à construção dos dois prédios que abrigam o novo plenário e os gabinetes parlamentares. 
Uchoa deixa esposa, dois filhos e seis netos.