Prefeitura de Caruaru inicia I Ciclo de Enfrentamento à Violência Sexual contra a Mulher

Foto: Arnaldo Felix

O ciclo conta com diversas atividades e foi idealizado pela Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), junto com a Central de Depoimento Acolhedor (TJPE), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do município, da Coordenadoria de Infância e Juventude, e do Caruaru Shopping.

Programação:

Dia 08/08
Apresentação do Coral Cantando a Vida
. Painel: 12 anos da Lei Maria da Penha – Resistência feminina e marcos legais do enfrentamento à violência contra a mulher.
. Horário e local: 19h / Auditório da Faculdade Asces.
. Enfoque: Construções históricas dos movimentos de resistência feminina, conjuntura atual da violência dirigida a mulheres e marcos legais do enfrentamento à violência contra a mulher.
. Mediadora: Joana Figueirêdo – Gerente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (SPM).
Palestrantes: Perpétua Dantas – Secretária da Mulher de Caruaru;,- Prof. Drª. da UFPE; Karinny Oliveira– Coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita; Elaine Villar – Depoimento Acolhedor;, Representante da Marcha Mundial de Mulheres.
. Público alvo: Geral
Dia 09/08
. Workshop – Aspectos protetivos do atendimento humanizado
. Enfoque: Práticas e consequências da violência institucional; Contribuições da humanização para os usuários e para a tessitura da rede de proteção.
. Horário e local: 14H ASCES
. Facilitadores: Gorete Vasconcelos (Childhood) e Elaine Vilar (TJPE).
Dia 10/08
. Roda de Diálogo e práticas integradas de proteção à menina e à mulher vítima de violência – Uma discussão sobre violência institucional
Horário e local: 19h/ Auditório da SPM.
. Enfoque: Apresentação dos atores e dos equipamentos locais de proteção à menina e à mulher vítima de violência (breve histórico, serviço prestado, forma de acesso, estatísticas atuais, principais parceiros, projetos e ações).
. Mediação: Perpétua Dantas
. Convidados: SPM, SDSDH, SE, SS, CRM, Delegacia da Mulher, MP, Conselhos Tutelares, CREAS, VVDCC, VRIJ, Coordenação da Atenção Básica, Casas de Acolhimento.
. Público alvo: profissionais da rede de proteção e assistência, profissionais da rede de saúde e educação, lideranças comunitárias e lideranças religiosas, dentre outros.