Barragem da Companhia Vale rompe em Brumadinho, Minas Gerais


Uma barragem da Vale se rompeu nesta sexta-feira em Brumadinho, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Segundo a companhia, o rompimento aconteceu no início da tarde dessa sexta-feira, 25 de janeiro, na Mina Feijão. Os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. 

O Corpo de Bombeiros trabalha na busca e resgate de feridos, mas ainda não confirmou o número de vítimas e disse ainda não ter confirmação sobre mortes no local. As imagens, no entanto, mostram a região tomada por um mar de lama, apenas pouco mais de três anos após a tragédia ambiental de Mariana.

presidente Jair Bolsonaro lamentou a tragédia em nota compartilhada em suas redes sociais. "Nossa maior preocupação neste momento é atender eventuais vítimas desta grave tragédia", afirmou. O Governo ativou um gabinete de crise, coordenado pelos ministérios do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente.

Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens.  "A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse a empresa em nota. A tragédia ambiental de Brumadinho fez cair em 8% as ações da mineradora na Bolsa de Nova York nesta sexta-feira. (Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação)