HMV recebeu reconhecimento da ANVISA pelas práticas de Segurança do Paciente


O Hospital Mestre Vitalino (HMV) alcançou a classificação de Conformidade Alta na autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, procedimento que é realizado em todos os hospitais que possuem leitos de UTI e Centro Cirúrgico.

O processo de avaliação e monitoramento, pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS), das Práticas de Segurança ocorre desde o ano 2016, e está previsto no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde - Monitoramento e Investigação de Eventos Adversos e Avaliação de Práticas de Segurança do Paciente, disponibilizado pela Anvisa em 2015.

“Esse reconhecimento é fruto de um esforço diário e contínuo de todas as equipes envolvidas na assistência dos pacientes, e, sobretudo, do trabalho eficaz da nossa equipe de Qualidade que preconiza a educação e fiscalização dessas práticas”, ressaltou Renilde Melo, gerente geral de enfermagem do HMV.

O instrumento permite que o serviço de saúde proceda à Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente, que deve ser realizada anualmente, e envolve 20 indicadores de estrutura e processo. Posteriormente, o SNVS analisa a conformidade aos indicadores de estrutura e processo (práticas de segurança do paciente) enviados pelos hospitais participantes. De acordo com a conformidade às práticas de segurança do paciente, os serviços de saúde são classificados em três grupos:conformidade alta (67% - 100%), conformidade média (34% - 66%), conformidade baixa (0% -33%).

O Hospital Mestre Vitalino recebeu o certificado de reconhecimento da Coordenação Técnica Estadual de Segurança do Paciente da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (APEVISA) pelo resultado alcançado em 2018.