Ação do "Dia Laranja" foi realizada no Parque 18 de Maio


Todo dia 25 se celebra o “Dia Laranja”, data instituída pelas Nações Unidas (ONU), pela eliminação da violência contra mulheres e meninas. Para alertar a população quanto ao compromisso mundial de adoção da agenda pelo Desenvolvimento Sustentável 2030, ressaltado pela Onu para esta data, equipes da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru percorreram nesta segunda-feira (25) o Parque 18 de Maio, no município, para divulgar ações permanentes de combate à violência contra o gênero feminino, junto aos feirantes e clientes.
Entre comerciantes e compradoras, mais de 230 mulheres foram abordadas nesta ação, com a distribuição de cerca de 580 materiais da campanha do “Não é Não”, como adesivos, leques e folders contendo informações do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (CRM). “A ONU faz a orientação para que todos os meses seja celebrado o dia 25, porque o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas não deve ocorrer apenas em novembro. Nossa primeira ação foi em janeiro, no Giradouro Major Clementino, aqui em Caruaru”, destacou a gerente de Políticas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da SPM, Paloma Raquel de Almeida.
“Neste mês de fevereiro a SPM uniu o “Dia Laranja” à campanha do “Não é Não”, visando fortalecer a prevenção à violência contra mulheres e meninas também nas festas de carnaval, indo aos locais de grande circulação, dando visibilidade às ações da Prefeitura de Caruaru que promovem uma vida digna também para as mulheres”, complementou Paloma.
Dia Laranja
O ponto alto do “Dia Laranja” é no mês de novembro, sendo o dia 25 uma data instituída pelas Nações Unidas (ONU) para a eliminação da violência contra mulheres e meninas. Para alertar a população quanto ao compromisso mundial, a ONU elaborou a “Agenda pelo Desenvolvimento Sustentável 2030”, um documento que reconhece a igualdade de gênero, o empoderamento das mulheres e a eliminação da violência contra mulheres e meninas como o centro para o desenvolvimento sustentável.
Diante disso, se Instituiu que no dia 25 também se celebra a Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. Desde sua primeira edição, em 1991, a Campanha pelos 16 Dias já conquistou a adesão de cerca de 160 países e, mundialmente, se inicia em 25 de novembro, no “Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher”, que vai até 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo seis de dezembro (Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres).
No Brasil, a Campanha dos 16 Dias acontece desde 2003 e, para destacar a dupla discriminação vivida pelas mulheres negras, as atividades aqui começam em 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra. Além dos movimentos de mulheres, a campanha recebe adesões institucionais, como da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Procuradoria da Mulher no Senado, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, do Ministério da Justiça, do Ministério da Saúde, dos Juizados e dos Núcleos do Ministério Público e da Defensoria especializados na aplicação da Lei Maria da Penha nos Estados, entre outros.
“Não é Não!”
A campanha “Não é Não!”, que ganhou a internet e os bloquinhos de carnaval em todo o país no ano passado, voltou este ano a Caruaru, que será o primeiro em que a importunação sexual será considerada crime, de acordo com a Lei nº 13.718/18. As equipes da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru percorreram as principais prévias do município, distribuindo leques e adesivos informativos – com a divulgação dos números de telefones úteis para denúncias de violências físicas, psicológicas, verbais, sexuais e patrimoniais – sinalizando a importância do respeito às mulheres.