Agentes de Endemias de Caruaru passam por atualização técnica


A Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio da Vigilância em Saúde, realizou um ciclo de atualizações técnicas para os Agentes de Combates as Endemias (ACE) com o objetivo do aperfeiçoamento das ações de prevenção e controle de vetores, animais peçonhentos e sinantrópicos, além das doenças zoonóticas.

As atividades tiveram início em janeiro, com atualização sobre ações de prevenção e controle de animais peçonhentos e sinantrópicos apresentada pelo Biólogo, Marcelo Bezerra. Na sequência: atualização sobre prevenção e controle da Leishmaniose Visceral, com a Médica Veterinária, Claudia Agra, e o técnico do Ministério da Saúde, Gentil Souto; controle do Aedes aegypti com o Técnico da Secretaria Estadual de Saúde, Wellinton Tavares.

O ciclo finalizou, nesta quinta-feira (07), com a atualização sobre o controle químico de vetores e segurança do trabalho com uso adequado do equipamento de proteção individual EPI, com o Técnico de Segurança do Trabalho, Joseb Alves e o Técnico do Ministério da Saúde, Ednilson Patriota.

Os Agentes de Combate as Endemias (ACE) tiveram a oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos para aplicar na prática, o que vai auxiliar diretamente o trabalho deles junto a população. “A questão de doenças na população é muito dinâmica, então, a equipe tem que ficar sempre atualizada para poder dar uma resposta adequada a população agindo o mais rápido possível para a prevenção. Por exemplo, se aparece um vírus novo da dengue, os agentes terão que estar preparados para evitar que a doença se propague fazendo a prevenção de maneira adequada”, explicou o gerente geral da Vigilância em Saúde, Paulo Florêncio.

Essa capacitação também reconhece o valor do servidor, pois eles estão em contato direto com a população e precisam ter a capacidade de responder adequadamente as necessidades e anseios da comunidade, o que reflete diretamente no perfil epidemiológico do nosso município. (Foto: Arnaldo Félix)