Caruaru recebe, nesta segunda-feira, seminário público internacional voltado pra saúde na América Latina


Será realizado, nesta segunda-feira (04), o seminário público “Experiências de Integração da Atenção em Redes de Serviços de Saúde da América Latina”. O evento será no auditório do Senac, tem início às 8h e é voltado para profissionais e estudantes da área de saúde.
O seminário tem o objetivo de apresentar os resultados para melhoria da integração da atenção nas redes de serviços de saúde de diferentes países latino-americanos.
Problemas vinculados à coordenação dos cuidados são apontados como principais desafios à organização dos sistemas de saúde em muitos países, principalmente na América Latina, incluindo o Brasil.
“Apresentar este tipo de seminário aos profissionais da saúde de Caruaru é uma oportunidade única e importante para todos nós”, explicou o secretário de Saúde de Caruaru Francisco Santos.
O seminário público terá tradução simultânea para que os pesquisadores internacionais façam suas falas e haja plena compreensão de todos os participantes.
*Pesquisa Equity*
Com vistas a melhorar a coordenação assistencial, com serviços de diferentes níveis que proporcionem uma atenção à saúde de forma articulada e oportuna, algumas propostas de intervenções podem ser desenvolvidas em diversos âmbitos, tais como: macro (políticas de saúde), meso (organização dos serviços) e micro (mecanismos de coordenação da gestão clínica). Entretanto, evidências acerca da efetividade destas intervenções ainda são limitadas no contexto latino-americano.
É nesse cenário que se desenvolve a Pesquisa Equity LA II, cujo objetivo é contribuir para a melhoria da coordenação e da qualidade assistencial, especialmente para pacientes com doenças crônicas, mediante incorporação de estratégias alternativas de integração dos serviços de saúde. A partir de um estudo de linha de base e desenvolvimento de processo de pesquisa ação participativa, desenharam-se e implementaram-se intervenções em seis redes de atenção à saúde de seis países da América Latina.
O Equity LA II é um projeto internacional, financiado pela União Europeia e liderado pelo Consorci de Salud y Social de Cataluña, no qual participam o Instituto de Medicina Tropical Príncipe Leopoldo (Bélgica), a Universidad Nacional de Rosario (Argentina), a Universidade de Pernambuco (etapa do estudo de linha de base – Brasil), o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Brasil), a Universidad de Chile (Chile), a Universidad del Rosario (Colombia), a Universidad Veracruzana (México) e a Universidad de la República (Uruguay).
Confira a programação do seminário