Prefeitura de Caruaru realiza primeira reunião ordinária em 2019 do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança


A prefeita Raquel Lyra, junto com o poder público federal e estadual, realizou, na manhã desta terça-feira (26), a primeira reunião ordinária em 2019 do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança. Na ocasião, os membros do comitê discutiram sobre a redução da criminalidade nos bairros em que foram implantados os Conselhos de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural (CONSECs), além de terem apresentado o novo modelo implantado para os CONSECs.

“Depois de um ano bastante positivo, baixamos a criminalidade em mais de 35% em nosso município. Começamos o ano novo com todas as forças operacionais da polícia, toda a prefeitura integrada para que Caruaru seja, cada vez mais, uma cidade tranquila para se viver”, afirmou Raquel.

A Polícia Militar também apresentou números bastante favoráveis de redução da violência, com um destaque especial para a operação, em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, nas prévias de carnaval no último final de semana. “É extremamente importante nossa participação para estabelecer metas individuais para cada órgão cooperativo, visando sempre o bem comum. A segurança pública é um sistema formado por peças e, todos trabalhando em conjunto, conseguimos o objetivo final que é garantir a paz social”, pontuou Major Washington, do 4° Batalhão da PM.


Outro ponto importante da reunião foi a participação de Janeilda Rodrigues, coordenadora do Disque-Denúncia. “Ficamos muito felizes de participar de uma reunião tão importante para nossa cidade. Aqui, tivemos a oportunidade de mostrar à população o que é o serviço, como ele auxilia os órgãos de segurança na busca de estabelecer a redução dos indicadores de violência”, afirmou Janeilda.

“Tivemos a oportunidade de mostrar a ampliação dos CONSECs para o ano de 2019. Estaremos saindo de 12 para 16. As polícias, secretarias e a população, através dos conselheiros eleitos, tiveram a oportunidade de conhecer esse novo formato. Quero destacar a participação da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado e a Diretoria Integrada Metropolitana da capital pernambucana, que também participaram da reunião para conhecer o Juntos Pela Segurança, sabendo que o município tem uma grande responsabilidade de fazer Caruaru uma cidade melhor”, finalizou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.

Sobre o Comitê - Consiste numa forte visão de governança, de ações integradas e de monitoramento em conjunto da Secretaria de Ordem Pública e demais secretarias municipais, em esforço articulado com entes como o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal, Bombeiro Militar, Câmara Municipal, Judiciário, Disque-Denúncia, FUNASE, BIESP, Conselho Tutelar, Penitenciária Juiz Plácido de Souza, representantes da sociedade civil e CONSECs abrangendo espacialmente todos os territórios de gestão, tanto na zona urbana como na rural. (Foto: Janaína Pepeu)