1º Encontro de Participação Política para Mulheres reuniu 400 pessoas em Caruaru


O evento, promovido pela Prefeitura de Caruaru, contou com representantes femininas do meio político, entre elas, deputadas, vereadoras e prefeitas

Quatrocentas pessoas estiveram presentes no auditório da Acic, em Caruaru, nesta última sexta-feira (15), para participar do 1º Encontro de Participação Política para Mulheres. O evento alusivo ao 24 de fevereiro de 1932, quando se celebra o dia em que as mulheres brasileiras conquistaram o direito ao voto e a participação política foi voltado para gestores, servidores municipais, profissionais e estudantes das áreas envolvidas (advogados, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos). A Prefeitura de Caruaru esteve à frente da realização, por meio da Secretária de Políticas para as Mulheres  (SPM).


A iniciativa reuniu deputadas estaduais, prefeitas, gestoras públicas e vereadoras do estado de Pernambuco, além de representações de movimentos sociais, pesquisadoras e de instituições não governamentais. Com o auditório repleto, o evento foi pontuado por depoimentos e reflexões importantes. Na parte da manhã, a secretária da SPM, Juliana Gouveia, compôs a mesa de honra junto com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, a prefeita de Cumaru, Mariana de Medeiros, a secretária da Mulher de Ipojuca, Bianca Lacerda, a assessora executiva da Secretaria da Mulher de Pernambuco, Lucidalva Nascimento (representando a secretária Silvia Maria Cordeiro), e o vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

As falas e palestras aconteceram em dois momentos: pela manhã e à tarde. A primeira palestrante do dia foi a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, que fez uma explanação sobre o papel das mulheres nos partidos políticos. A fala da chefe do poder executivo caruaruense foi ilustrada com fotos e dados de mulheres brasileiras que primeiro assumiram cargos políticos em Pernambuco e no Brasil. A questão da alta participação política das mulheres nas organizações da sociedade civil e a baixa adesão delas nos partidos políticos, assumindo cargos eletivos, também foi levantada pela prefeita.

“No mês da mulher, em que a gente trabalha a reflexão sobre as lutas da mulher na nossa sociedade, a gente traz esse primeiro curso de formação política para as mulheres em Caruaru, para garantir, que cada vez mais, elas ocupem os espaços de poder, num país que é extremamente desigual em relação à questão de gênero. Eu, como exemplo, sendo a primeira mulher eleita prefeita de Caruaru, tenho, não só o dever, mas a obrigação, de poder participar, trazer o nosso exemplo, nosso estímulo, para que outras mulheres possam participar da política também”, destacou Raquel.  
  
O primeiro momento encerrou com uma palestra da primeira doutora em Ciências Políticas pela UFPE, Ana Maria Barros, que falou sobre a participação da mulher na política. Durante a tarde, a mesa foi formada com a participação das deputadas estaduais Gleide Ângelo (PSB), Joelma Carla (PSOL) - uma das cinco mulheres do grupo de deputadas da chapa coletiva “Juntas”, Priscila Krause (DEM), Alessandra Vieira (PSDB), e a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru, Perpétua Dantas. O tema comum à todas foi o espaço da mulher na política.

“No Brasil as mulheres foram desestimuladas a participarem da política, como se esse não fosse o lugar delas, como se fosse um espaço apenas de decisão do homem. A mulher hoje corresponde a maior parte do eleitorado brasileiro. Se ela não tiver lá representada, seja no poder executivo, legislativo, ela não vai ter as suas pautas priorizadas. É importante que esses eventos (1º Encontro de Participação Política para Mulheres de Caruaru) sejam continuados para que as mulheres que queiram participar da vida política sejam formadas, qualificadas para o enfrentamento do poder patriarcal”, ressaltou Ana Maria.  (Foto: Janaína Pepeu)