5° Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Caruaru


A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, promoveram no município, nesta quarta-feira (20), a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento foi aberto para todos os públicos, e reuniu cerca de 400 pessoas no auditório do Centro Diocesano Jesus Mestre, com a maioria de inscrições realizadas por pessoas idosas de comunidades urbanas e rurais.
Na oportunidade, foram eleitos os delegados, tanto da sociedade civil quanto do governo municipal, que seguirão para a próxima etapa: a 5° Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá em agosto, no Recife. Na capital pernambucana, os representantes terão que fazer a defesa das propostas aprovadas na conferência de Caruaru, e disputarão a eleição para a etapa nacional, que acontecerá em Brasília. As propostas aprovadas na plenária caruaruense foram relacionadas à saúde, assistência social, educação, previdência social, transporte, lazer, entre outras.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, participou do evento, e em sua fala abordou a importância da participação do idoso no processo de construção democrática do Brasil. “Hoje está em voga a reforma da previdência, que é importante ser discutida, pois os direitos não podem ser perdidos, porque foram conquistas importantes para a história democrática do Brasil, e que a gente precisa trabalhar aqui também. Então, que esse seja um espaço de muito debate, mas, sobretudo de muita construção. Que a gente saia daqui com propostas, não só para a nossa cidade, mas com propostas de políticas públicas para o âmbito nacional”, destacou Raquel.
“Foi uma surpresa a ampla participação desses idosos que estão se projetando, lutando pelos nossos direitos que estão assegurados por lei, mas que não estão sendo compridos na íntegra. Apesar das nossas conquistas, estamos aqui para sensibilizar os governantes, mostrar o que temos, o que queremos e o que merecemos ter através dessas nossas propostas, para que haja uma melhoria significativa na nossa qualidade de vida”, destacou a secretária executiva do Conselho do Idoso, Eunice Maria de Albuquerque. (Fotos: Janaina Pepeu)