Secretaria de Educação de Caruaru tem programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher


A Secretaria de Educação de Caruaru (SEDUC) organizou uma programação especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher, vivenciado nesta sexta-feira (08). A partir das 8h, as servidoras da SEDUC serão acolhidas com música e ganharão brindes.
 As comemorações também se estendem às escolas e creches, entre os dias 11 e 14, com oficinas, palestras, muita música, teatro e sussurros poéticos destacando a importância da mulher na sociedade.
Curiosidades:
A ideia de instituir o Dia da Mulher surgiu no final do século XIX e início do século XX nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, e pelo direito de voto. Os anos se passaram e as mulheres, com muita luta, conseguiram inserir a data no calendário mundial. 
Atualmente, além do caráter festivo e comemorativo, o Dia Internacional da Mulher ainda continua servindo como conscientização para evitar as desigualdades de gênero em todas as sociedades.
Igualdade de gênero:
Historicamente, a mulher esteve submissa ao poder masculino, sendo vista apenas com a função de procriação, de manutenção do lar e de educação dos filhos, numa época em que o valor era a força física.
No século XX, depois das grandes guerras mundiais, dos avanços científicos e tecnológicos surge, irrevogavelmente, a possibilidade de outros espaços para a mulher, como a escola que tem realizado debates sobre gênero, pois é dentro das salas de aula que se formam diversas relações sociais.
Embora muitas conquistas tenham sido alcançadas, a exemplo da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio, ainda assim, em países como o Brasil, são cada vez mais comuns os casos de estupro, violência contra mulher e desigualdades.