Ações de limpeza no rio Ipojuca e nos canais de Caruaru são realizadas diariamente


A Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru intensificou a limpeza no Rio Ipojuca e nos canais de forma preventiva. Desde o ano passado, as ações são executadas diariamente, seguindo um cronograma por bairros. Entre as medidas, a remoção de baronesas e do lixo que atrapalham o escoamento da água das chuvas, aumentado assim o risco de alagamentos.

Em dois anos, já foram retiradas mais de 16 toneladas de lixo, foram gastos mais de 4 milhões de reais, o equivalente a 250 mil reais por mês. Mensamente é executada a limpeza de 12 quilômetros do rio e 55 quilômetros dos canais, além da retirada de 27 mil metros quadrados de baronesas. Para se ter uma ideia do grande volume de sujeira, só este ano já foram removidas 1.782 toneladas de lixo.


O objetivo dessa ação é evitar maiores danos à população por causa das chuvas e os alagamentos na cidade. ”É alarmante constatar que o lixo é descartado nesses locais pelos próprios moradores. Por isso, além do trabalho de limpeza, as equipes também estão fazendo campanhas de conscientização com a população, para que não sujem o rio e canais da cidade” ressaltou o secretário de Serviços Públicos, Ytalo farias.