CONSEC com novo formato é apresentado para os moradores dos bairros São João da Escócia, Cidade Jardim e Serra do Vale


A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria de Ordem Pública, realizou a primeira reunião ordinária do CONSEC, Setor Leste 02, na Escola Municipal Josélia Florêncio, no bairro São João da Escócia.
Durante o encontro, foi apresentada a nova formatação do CONSEC Leste 02, que vai alcançar um maior número de bairros, sendo eles: São João da Escócia, Cidade Jardim e Serra do Vale. A nova presidente do conselho, a professora Vanusa Trindade, falou da satisfação de ter sido eleita. “Fiquei muito feliz com essa eleição, meu intuito será de abraçar a comunidade, para buscar as melhorias para nossos bairros”, disse a educadora.
Ainda na reunião, os novos membros do conselho já solicitaram algumas demandas registradas pelos moradores. “Vamos incentivar a população para participar desses debates. Podemos combater a violência com várias ações, principalmente para evitar que os jovens entrem no crime. É muito importante esse trabalho da prefeitura junto à população, de ouvir as demandas e solucionar da melhor forma possível”, complementou a membro do CONSEC Leste 02, Roseli Maria.
“Apresentamos o novo modelo do CONSEC, e tivemos uma eleição bem acirrada, os alunos participaram da reunião do conselho, e o diferencial desse setor foi a escolha de duas mulheres, para representar os bairros. Sempre tempos uma representação masculina, mas aqui prevaleceu o sexo feminino. Estaremos fazendo a implantação de 16 CONSECs, atingindo 38 bairros, mais dois residenciais, além dos quatro distritos, estamos Juntos Pela Segurança de Caruaru”, ressaltou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.
Destaque para o Capitão João Henrique, que apresentou o programa Alerta Celular, serviço lançado pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) tem como objetivo orientar as pessoas sobre como proceder para cadastrar o celular em um banco de dados do Estado. Isso permite localizar o aparelho, caso seja roubado. A identificação se dá por meio do IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel) do telefone.
Participaram da reunião as secretarias municipais de Ordem Pública; Governo; Serviços Público; Obras; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Educação; Políticas Públicas para Mulheres; Autarquia Destra, Guarda Municipal, além da MOP (Movimento Oficial dos Pastores), disque-denúncia e das Polícias Civil e Militar, do 4º BPM e 1º Biespe.
CONSEC – Com o objetivo de incentivar a participação popular dentro do próprio espaço de convivência da comunidade, o CONSEC visa desenvolver a responsabilidade cidadã, em locais de maior vulnerabilidade, bem como estimular o fórum de debates, diálogos e discussão, entre o Executivo Municipal, órgãos convidados, conselheiros do CONSEC e comunidade, sempre possibilitando a exposição de demandas referentes às questões relativas à Ordem Pública e à segurança cidadã.