Mubac destaca a produção artística de Caruaru durante a Semana Santa


Artistas de Caruaru estarão sob os holofotes do Museu do Barro de Caruaru (Mubac) neste mês de abril. A partir desta sexta-feira (13) até o dia 30 de abril, o equipamento cultural abre a primeira exposição de louças de barro, que promete movimentar o espaço durante a Semana Santa, quando também acontece a mostra de cinema “Curta Mais Caruaru na Paixão”, entre os dias 15 e 19 de abril. As duas iniciativas têm suas programações compostas exclusivamente por artesãs e cineastas da cidade, localizada no agreste do Estado.
Realizado através de um edital da Fundação de Cultura de Caruaru, o projeto Curta Mais Caruaru na Paixão contará com três ações no Mubac. O evento tem início com a formação de atores “Oficine”, entre os dias 15 e 17 de abril, das 8h às 12h, que será ministrada pelo ator e produtor cultural Luciano Torres. A atividade resultará na gravação de um curta-metragem com os participantes da oficina usando a Semana Santa como temática. O material será exibido como parte da mostra de filmes do projeto, que acontecerá no Sexta da Paixão (19), às 15h.
A mostra exibirá curtas-metragens de diretores naturais de Caruaru, sendo eles “Mestras do Barro”, de Evandro Lunardo; “Jesus também foi menino”, de Edvaldo Santos; “Sonho de um romeiro com Padre Cícero Romão”, de Paulinho Silva; “Imerso”, de Eder Deó; “Menino Pontilhado” e “Nova York”, de Leo Tabosa. Ainda serão incluídos na programação mais outros três títulos, que serão selecionados através do concurso “CineMão”, que busca escolher curtas de até 3 minutos, gravados em qualquer formato, com tema relativo à Semana Santa.
Os interessados em participar da “Oficine” ou concorrer ao “CineMão” já podem enviar um e-mail para curtacaruaru2019@gmail.com, solicitando a ficha de inscrição para o evento específico. Todas as atividades do “Curta Mais Caruaru na Paixão” acontecerão no Mubac e são gratuitas. “A proposta é valorizar os diretores daqui da cidade, que não têm tanto espaço de exibição. O mercado de audiovisual tem crescido em Caruaru, mas ainda precisa se desenvolver e, para isso, é preciso incentivar os estudantes. Temos o plano de dar continuidade ao projeto em outras datas comemorativas, como o São João”, conclui Luciano Torres, que produz o evento.