Prefeitura de Caruaru promove visitação de parentes à reeducandas da Colônia Penal Feminina de Buíque


No próximo dia 28 de abril, será realizada mais uma ação do projeto “Estreitando Laços”, da Prefeitura de Caruaru, que, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) viabiliza a visitação dos parentes das reeducandas de Caruaru à Colônia Penal Feminina de Buíque, onde elas estão reclusas. Os interessados em participar do projeto devem se inscrever através de cadastro no CRAS mais próximo da residência ou na Secretaria de Políticas para Mulheres, que fica na Rua Padre Rolim, nº 40, Bairro Maurício de Nassau. O horário de atendimento é das 08h às 17h, de segunda à sexta-feira.

A saída do ônibus acontece nos domingos, às 07h, em datas pré-agendadas. O ponto de encontro é de frente à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (SDSDH), também parceira da ação, que fica na Rua Armando da Fonte, 197, no Bairro Maurício de Nassau. São 36 assentos disponíveis, preenchidos por ordem de inscrição dos participantes que já devem estar previamente credenciados na Colônia Penal Feminina de Buíque. Para se inscrever no projeto é preciso apresentar a carteirinha da Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco (SERES), utilizada normalmente na visitação. No caso de menores a partir de um ano de idade completo, além da carteira, eles devem estar acompanhados por um responsável.
A distância entre Caruaru e Buíque é de 158,3 km pela BR-232. Segundo a secretária da SPM, Juliana Gouveia, a falta de recursos financeiros reduz significativamente as visitas ou mesmo suprime a possibilidade dos integrantes das famílias se deslocarem nos dias específicos à Colônia Penal Feminina. Por isso a prefeitura oferta mensalmente, de forma gratuita, um ônibus para o transporte dessas famílias para a visitação. “Nosso projeto tem o objetivo de promover o restabelecimento, a manutenção e o fortalecimento dos laços familiares entre as mulheres caruaruenses em privação de liberdade na Colônia Penal Feminina de Buique (CPFB) com seus familiares”, destacou Juliana. (Fotos: Divulgação)