Prefeitura de Caruaru realiza reunião de abril do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança


A prefeita Raquel Lyra, ao lado de representantes do poder público federal, estadual e demais entidades, realizou, na manhã desta terça-feira (23), a reunião ordinária do mês de abril do Comitê Permanente Municipal Juntos Pela Segurança. Após análise do mapa da violência municipal, realizado pela Secretária de Ordem Pública Karla Vieira, os membros do comitê discutiram sobre a redução da criminalidade nos bairros em que foram implantados os Conselhos de Segurança Cidadã dos Bairros e da Zona Rural (CONSECs) em um esforço integrado.
As políticas públicas voltadas para a prevenção da violência, realizadas pela prefeitura, foram elogiadas pela Polícia Militar durante o comitê. “Essa reunião traz resultados que, ao fazer uma análise qualitativa da redução desses índices, mostram melhorias. As políticas públicas aplicadas pela Prefeitura de Caruaru nos direcionam para a redução dos crimes em nossa cidade”, destacou o Coronel Geovane, do 4º Batalhão da PM. “Avalio como muito positiva a nossa reunião. Foi muito importante conhecer os trabalhos desenvolvidos pela prefeitura. Nós, que trabalhamos na repreensão dos crimes, destacamos a importância da prevenção, de evitar que os jovens entrem no mundo do crime”, complementou o delegado da Polícia Civil, Bruno Vital.

Destacamos a participação dos representantes do estado de Alagoas, como o Coronel Louvercy Monteiro, que acompanhou de perto o modelo de gestão, e a inclusão, como membro do Tiro de Guerra Caruaru no Comitê. A divisão territorial de Vila Canaã foi apresentada pelo Major Altair, Coronel Fábio Souza, Coronel Alexandre (DINTER 1) e a delegada de Toritama, Erica Feitosa, que também fazem parte do controle do perímetro de segurança de Caruaru.
“Hoje, contamos com a participação de 30 segmentos, todos imbuídos da mesma missão, sob a liderança da prefeita Raquel Lyra, que conduz esse comitê desde 2017, ação do Plano Juntos Pela Segurança, para prevenir e combater a violência e a criminalidade nos territórios. Podemos destacar a participação da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Perpétua Dantas, que nos apresentou de fato a vocação do município, com um sistema voltado para a garantia de direitos, mostrando a importância desse serviço e como ele contribui para a redução dos números da violência”, pontuou a secretária de Ordem Pública, Karla Vieira.
Sobre o Comitê – Consiste numa forte visão de governança, de ações integradas e de monitoramento da Prefeitura de Caruaru, em esforço articulado com entes como o Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil, Polícias Militar, Civil, Científica, Federal, Rodoviária Federal, Bombeiro Militar, Câmara Municipal, Judiciário, Disque-Denúncia, FUNASE, BIESP, Conselho Tutelar, Penitenciária Juiz Plácido de Souza, sociedade civil, CONSECs e outras entidades convidadas. (Foto: Janaína Pepeu)