Estudantes de Caruaru fazem novo protesto contra cortes na Educação


Entidades estudantis realizam nesta quinta-feira, 30 de maio, novos protestos contra os cortes na Educação pública. Há atos previstos para varias cidades e os organizadores esperam reunir manifestantes no Brasil ao longo do dia. É a segunda manifestação contra a gestão de Jair Bolsonaro área do ensino, comandada pelo ministro Abraham Weintraub (MEC).

No último dia 15 de maio, milhares de pessoas, entre professores, pesquisadores, alunos secundaristas e universitários, além de pais de estudantes saíram às ruas em defesa do ensino, em atos nos 26 Estados do Brasil e do Distrito Federal.

MEC

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o bloqueio de recursos se deve a restrições orçamentárias impostas a toda a administração pública federal em função da atual crise financeira e da baixa arrecadação dos cofres públicos. O bloqueio de 30% dos recursos, inicialmente anunciado pelo MEC, diz respeito às despesas discricionárias das universidades federais, ou seja, aquelas não obrigatórias. Se considerado o orçamento total dessas instituições (R$ 49,6 bilhões), o percentual bloqueado é de 3,4%.