São João de Caruaru 2019 vai ter ações voltadas ao protagonismo e garantia dos direitos das mulheres


Durante o São João de Caruaru 2019, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), estará atuando nos festejos juninos com ações voltadas ao protagonismo feminino e garantia dos direitos das mulheres. Três intervenções serão realizadas, pelo terceiro ano consecutivo, para beneficiar tanto as caruaruenses quanto as visitantes: o ‘Espaço da Mulher’, a ‘Casa da Mulher’ e a ‘Feira da Mulher Empreendedora’.
O “Espaço da Mulher” será uma dessas intervenções que irá atuar no Espaço Cultural Tancredo Neves, junto ao Juizado do Forró e a Polícia Civil, no tocante a qualquer tipo de violência que as mulheres possam vir a sofrer dentro do Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga. No local, serão oferecidos os serviços de orientação jurídica e do direito da mulher, além de acompanhamento psicológico.
Na Estação Ferroviária, onde funcionará o Polo Estação Criativa, terá a “Casa da Mulher”, um ‘espaço família’ onde as mulheres poderão amamentar seus bebês e encontrar um local próprio para descansar, trocar as fraldas das crianças num fraldário equipado, e que pode ser usado por toda a família, inclusive os pais que também cuidam dos pequenos. Em um ambiente lúdico, as equipes se revezarão para promover a divulgação dos serviços da SPM voltado para as famílias que vierem conhecer o São João de Caruaru, com um acolhimento especial para as grávidas e mulheres idosas. O espaço contará, inclusive, com banheiro apropriado (não químico) para dar mais comodidade aos visitantes.
Outra intervenção da SPM na estação é a ‘Feira da Mulher Empreendedora’, que será realizada com a venda de artesanato focada no empreendedorismo feminino, tendo como expositoras as mulheres atendidas pelos programas desenvolvidos pela secretaria. A ação contará com stands de vendas onde as artesãs irão comercializar sua produção sem nenhum custo.
Além dessas três intervenções, a SPM estará atuando de forma itinerante em polos de animação como Alto do Moura, Pátio de Eventos, Monte Bom Jesus, e nas comunidades onde serão realizadas o São João na Roça, com as equipes de sensibilização fazendo a distribuição de material gráfico contendo os telefones de divulgação dos canais para as denuncias das violências contra a mulher. (Foto: Janaína Pepeu)