Batalhão 28: Símbolo da cultura dos Bacamarteiros e do povo nordestino


O Batalhão 28 surgiu oficialmente há exatamente um ano no dia 28/06/2018, mas muito antes desde 2015, três amigos dentre eles dois irmãos Fernando e Júnior e Jairo manifestaram a ideia de criar um Batalhao próprio e sediado na Cidade de Caruaru terra natal de todos. Esses três Bacamarteiros após passagens pelos batalhões 15 de Bonito, 27 de Caruaru e 08 de Bonito, se juntaram a outros amigos que tinham a vontade de ser Bacamarteiro e decidiram criar o Batalhão 28.

Nesse Batalhão o diferencial é a maneira das tomadas de decisões, onde em grande parte são decididas em conjunto, aproveitando o que cada um dos integrantes tem de melhor para fazer as coisas acontecerem, ou seja, quem tem maior afinidade com desenhos criou o brasão, quem tem talento com música toca e orienta os demais, quem tem experiência com confecção cria as roupas etc.


O nome Batalhão 28, surgiu por dois motivos um que o santo Junino que tomamos como padroeiro é São Pedro, e o dia da fogueira e véspera do seu dia é 28, o outro é que essa decisão de criar o Batalhão ficou oficializada em uma festa de São Pedro em Bonito/PE, justamente no dia 28/06/18, onde estávamos presentes alguns Bacamarteiros, dentre eles Fernando Ribeiro, com o fardamento e chapéus mesclados com a cor Branca e um dos organizadores do evento, percebendo aquele diferencial perguntou a que Batalhão ele pertencia e de pronto veio a resposta “Batalhão 28”.


Mantemos a tradição de nossas roupas do azul zuarte a “cor tradicional dos Bacamarteiros”, os detalhes na cor branca representa a “paz”, o couro dos chapéus representa o “o povo nordestino” e o Bacamarte arma utilizada pelos os soldados brasileiros que lutaram na “Guerra do Paraguai”. Enfim essa expressão cultural, que a mais de 100 anos é presente em todo o Nordeste e principalmente em Caruaru local onde existe a maior concentração de Bacamarteiros, é o que nos faz sentir orgulho de representar o Batalhão 28.