APAC emite nota em relação as fortes chuvas em Pernambuco


APAC informa que nas últimas 24 horas ocorreram chuvas moderadas a fortes na regiões da Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.

Os modelos atmosféricos indicam que a atmosfera deve permanecer com estabilidade nas próximas 24h, reduzindo a precipitação para o dia 25/07/2019 (quinta-feira).

Desde o dia 19 de julho (sexta-feira) até 24 de julho (quarta-feira) foram emitidos pela Agência Pernambucana de Águas e Clima quatro avisos meteorológicos devido aos prognósticos que indicavam chuvas fortes no setor leste de Pernambuco do Litoral ao Agreste. Estas chuvas são decorrentes de um canal de umidade que foi formado por um sistema frontal que adentrou o estado no dia 20 e que continua persistente.

O diagnóstico do evento das últimas 24 horas pode ser analisado pelos dados através de imagens do RADAR meteorológico disponibilizadas no site da APAC.  As chuvas se iniciaram sobre Pernambuco na noite do dia 23 de junho de 2019, se concentrado na madrugada do dia 24 de julho. A distribuição espacial das chuvas foi concentrada sobre a Zona da Mata e Região Metropolitana de Recife. 

Os maiores acumulados foram registrados nos municípios de:

Paulista (176mm), Olinda (170mm), Recife (141mm) e São Lourenço da Mata (73,6mm) na Região Metropolitana do Recife.

Na Zona da Mata, os municípios que mais acumularam foram: Paudalho (53,2mm), Barreiros (46mm), Palmares (23mm) e Vitória de Santo Antão (19,6mm).

A previsão de tempo ainda é chuvas com intensidade de moderada a forte nas regiões RMR e Zona da Mata, no Agreste e Sertão, a previsão indica chuvas com intensidade fraca.

Resumo da situação dos rios:

Rio Capibaribe, no município de Lourenço da Mata, voltou a subir. Atualmente a cota está aproximadamente 40cm acima da cota de alerta.  No município de Paudalho, o rio está subindo lentamente. Em Toritama e Limoeiro, os níveis estão estáveis.

O Rio Tracunhaém encontra-se subindo e, neste momento, 17cm acima da cota de alerta, em Nazaré da Mata.  Rio Capibaribe Mirim encontra-se subindo e já ultrapassou em 38cm a cota de Inundação.

O Rio Siriji encontra-se 47cm acima da cota de alerta, subindo lentamente.

Rio Una, no município deBarreiros, o nível do rio encontra-se subindo mas distante da cota de alerta.