Divulgado o Balanço do Maior e Melhor São João do Mundo


Durante os mais de 30 dias de festa do ciclo junino de Caruaru, cerca de 3,2 milhões de pessoas passaram pela cidade, segundo dados do Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos (CIMGE) municipal, que conta com o apoio dos órgãos de segurança.

Iniciando a festa no dia 18 de maio, com o São João na Roça em Itaúna, Caruaru honrou o título de Maior e Melhor São João do Mundo e preencheu o mês de junho com manifestações populares, variadas expressões culturais e muitos shows nos 24 polos de animação espalhados na cidade e na zona rural, cada um com uma proposta única.  Foram registradas 815 apresentações artísticas e mais de 500 artistas contratados, 65% deles caruaruenses, reforçando o compromisso da gestão com os artistas filhos da terra. Além do disso, 82% dos artistas contratados foram habilitados pelo edital do São João.


Pelo Pátio de Eventos Luiz Gonzaga passaram nomes como Alceu Valença, Zé Neto e Cristiano, Azulão, Alok, Fagner, Bell Marques, Elba Ramalho, entre outros. O local chegou a receber aproximadamente 100 mil pessoas nas principais datas da festa, entre elas o Dia dos Namorados, que trouxe Marília Mendonça pela primeira vez na programação oficial da festa. Já no Polo Azulão, Siba e a Fuloresta, Mariana Aydar e Almério fizeram parte da programação, que pela primeira vez incluiu uma noite “alternabrega” no calendário, levando Banda Kitara e Faringes da Paixão para a população.

Outra novidade deste ano foi o aumento no número de comunidades atendidas pelo São João na Roça, uma iniciativa itinerante, que visita localidades da zona rural realizando shows e atividades juninas. Essa ação, iniciada em 2017, aumenta progressivamente o número de vilas e povoados atendidos, este ano foram 12. Além de beneficiar a população das comunidades, que muitas vezes enfrentam dificuldades ao vir para a cidade, levando cultura e lazer, o São João na Roça é a opção perfeita para os visitantes que buscam uma experiência de imersão no que era o São João de décadas atrás, num cenário real do agreste nordestino.

As chamadas “Comidas Gigantes” também estiveram presentes, contribuindo para a atmosfera mágica do ciclo junino. Este ano mais de 40 participaram das festividades. Bolo de milho, cuscuz, tapioca, bolo barra-branca, canjica... - a lista segue. Foram dezenas de opções que exploraram o melhor da gastronomia típica do período.

Essa é a conclusão da experiência ímpar que Caruaru ofereceu aos turistas durante todo o mês de junho. Foram mais de 30 dias de arrasta pé e alegria, numa programação que pode ser considerada um presente para quem é apaixonado pela cultura nordestina. Ações voltadas para o público infantil, festas na zona rural, comidas gigantes, rodas de conversa sobre forró, exibição de documentários, festival de quadrilhas juninas e grandes shows são algumas das atividades que animaram o público durante o mês inteiro de festa.

Para 2020, algumas atrações já foram confirmadas: Zé Neto e Cristiano, Alok, Marília Mendonça, Xand Avião e Elba Ramalho. A descentralização será mantida e deve ser ampliada. O artista J.Borges continuará assinando a identidade do São João.

Alguns dados da festa:

CIMGE - do Centro de Monitoramento e Gestão de Eventos
75 câmeras de videomonitoramento (24h) e mais de 3.500 atendimentos

DESTRA
Mais de 40 mil abordagens de educação no trânsito
14 ativações da unidade móvel da Guarda Municipal de Caruaru
10 câmeras por polo na zona rural

VIGILÂNCIA SANITÁRIA
2 mil inspeções

PROCON
200 fiscalizações
134 orientações

SESP – Secretaria de Serviços Públicos 
16 toneladas de vidro recolhidos
640 toneladas de lixo recolhidos
580 pontos de iluminação reforçados

SAÚDE
Mais de 1.600 atendimentos

SDSDH – Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Mais de 7 mil identificadas com pulseiras
160 crianças acolhidas no espaço de proteção

SPM – Secretaria de Políticas para Mulheres
Mais de 500 atendimentos na Casa da Mulher na Estação Ferroviária
Mais de 60 acolhimentos no Espaço da Mulher no pátio de eventos