Garanhuns recebe Ação de Cidadania neste sábado (20)


A cidade de Garanhuns, no Agreste Meridional, receberá o evento Ação de Cidadania: um mutirão de serviços úteis, do Estado e de empresas privadas parceiras. O evento será neste sábado (20), na Escola de Referência de Ensino Médio (EREM) Francisco Madeiros, no bairro do Magano.
A Ação de Cidadania vai beneficiar os moradores do Magano, São José, Santo Antônio e também a todos que se encontram em Garanhuns. No mutirão vão ser oferecidos mais de cem serviços gratuitos à população. O atendimento ocorrerá das 8h às 12h, na EREM Francisco Madeiros. Será um dia útil para emissão de CPF e carteira de motorista; a segunda via da carteira de identidade e dos registros de nascimento, casamento e óbito. Também haverá cadastro no Alerta Celular e orientações sobre o BPC, CadÚnico, Programa Bolsa Família e Mediação de Conflitos.
Serão oferecidos serviços na área de saúde: exames de acuidade visual e preventivo de câncer de colo do útero; testes rápidos de glicemia, HIV/Aids e sífilis; aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e gel lubrificante; limpeza de pele e higienização facial; orientações sobre higiene bucal, doação de medula óssea e de sangue.
Os jovens terão a oportunidade de se inscrever nos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Programa Juventude Presente. Moradores do município e da região poderão solicitar os benefícios da tarifa social para a redução das faturas de água e luz, solicitar segunda via de contas e negociar débitos com a Compesa e com a Celpe. 
Haverá divulgação sobre o Programa Atitude e oficina de redução de danos; orientações sobre pensão alimentícia, investigação de paternidade (exame de DNA) e o 13º do Bolsa Família entre outros serviços e divulgações de informações. A Ação de Cidadania é um evento coordenado pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas.