Os jogos Pan-Americanos de Lima foram dourados para o Brasil


O Brasil fez história na edição dos Jogos Pan-Americanos de Lima 2019, o evento se encerrou neste no domingo (11). A delegação verde e amarela conseguiu alcançar as três metas estabelecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) antes do início do evento poliesportivo.
As missões eram: voltar a ser a segunda potência esportiva das Américas, bater o recorde de pódios e, o mais complicado, o número de medalhas de ouros. O país só havia terminado na vice-liderança no quadro geral de medalhas em 1963, quando os jogos foram realizados na cidade de São Paulo. Ou seja, há 56 anos. De lá pra cá, tinha revezado entre o terceiro e o quatro lugares entre as potências esportivas das Américas.
A natação e o atletismo foram os carros-chefes do Time Brasil neste Pan-Americano. Nas águas, foram 30 medalhas: 10 ouros, nove pratas e 11 bronzes. Nas pistas, 16 pódios: seis ouros, seis pratas e quatro bronzes. Ginástica artística e vela também se destacaram com 11 e nove pódios, respectivamente. No judô, o Brasil conquistou 10 medalhas.
Depois de duas semanas e meia de competições, o Brasil se despediu dos Jogos Pan-Americanos de Lima  com 55  ouros, 45 pratas, 71 bronzes, com 171 pódios. A melhor campanha da história e, agora, com a esperança reforçada em um bom desempenho na Olimpíada de Tóquio em 2020. (Foto: Alexandre Loureiro/COB)