50% das unidades de saúde de Caruaru estão atuando com prontuário eletrônico


O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde do mundo, que pode atender desde casos mais simples aos mais especializados. A intenção de se fazer um prontuário eletrônico, é de conectar os usuários do atendimento básico a qualquer unidade de saúde do município de Caruaru. Além de favorecer futuramente, a possibilitar de integração de pacientes para os ambulatórios médicos especializados (AME).

De acordo com Fernando Vilela, coordenador de tecnologia da informação, a importância de se haver uma informatização, ou seja colocar em rede os dados dos pacientes, é simplesmente para facilitar a vida dos beneficiários do SUS. “ Desde Janeiro estamos trabalhando para que esteja todo sistema funcionando, hoje já estamos com 50% das unidades do município em funcionalidade”, afirma o coordenador.

O prontuário eletrônico é um cadastro do qual integrará toda rede de saúde do município, ou seja, “um morador do bairro do Salgado faz seu cadastro, porém, se um dia ele precisar sair do Salgado e ir para as rendeiras, sua ficha só precisará ser baixada e o médico saberá continuar o tratamento”, destacou Fábio Eduardo, gerente da atenção básica. Os benefícios ainda aumentarão por conta do aplicativo que está em desenvolvimento, nele os pacientes poderão verificar exames e verificar datas de consultas.