Plano de Vacinação contra a Covid em Pernambuco é aprovado por Comitê Técnico

O secretário estadual de Saúde, André Longo, comandou a reunião extraordinária do Comitê técnico estadual para acompanhamento da vacinação contra a Covid-19, com o intuito de deliberar as sugestões para finalizar o plano de operacionalização das atividades em Pernambuco.

A partir dos acordos e aprovação do Comitê, o plano seguirá para pactuação final, na próxima segunda-feira (18), na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), órgão que reúne as representações das secretarias municipais para pactuações junto ao Estado.

"Nós fizemos uma discussão sobre as sugestões de aprimoramento do nosso plano operacional de vacinação aqui em Pernambuco, alinhamos e pactuamos uma série de decisões e, hoje, a gente pode dizer que nós temos o plano operativo pronto, que será submetido à Comissão Intergestores Bipartite para que a gente possa, efetivamente, a partir da chegada das vacinas, distribuir aos municípios para vacinação do primeiro grupo prioritário", afirma o secretário estadual de Saúde, André Longo. O secretário destaca que o plano busca nortear as ações e garantir a segurança das atividades e o acesso a todos aqueles contemplados nos grupos prioritários em todos municípios do Estado.

Entre os pontos acordados pelo Comitê, está a possível priorização da vacina, em um primeiro momento, para os idosos a partir  dos 80 anos e aqueles a partir dos 60 que estejam em instituições de longa permanência, profissionais de saúde que atuam em UTI em unidade de referência para a Covid-19 e populações indígenas aldeadas.

Ao todo, a campanha de vacinação contra a Covid-19 beneficiará mais de 2,9 milhões de pernambucanos, contemplados em quatro fases distintas.