Caruaru lança site para agendamento de teste da Covid-19

Buscando facilitar o acesso à testagem, de maneira rápida e fácil, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, criou o site http://testefacil.caruaru.pe.gov.br/ para agendamento de testes de casos suspeitos da Covid-19. 

Atualmente, Caruaru oferta a testagem para todas as pessoas que apresentarem sintomas gripais, independente de leves ou graves. Estão sendo realizados testes do tipo RT-PCR (swab nasofaríngeo), bem como o teste rápido. Este último trata-se de um exame imunológico que apresenta o resultado reagente para IgM/IgG, feito pelo método de Imunocromatografia para detecção de anticorpos.

Os agendamentos são direcionados para triagem e o atendimento acontece no Centro Municipal de Testagem, que fica na Rua Padre José Augusto, nº 205, no Bairro São Francisco. "No local, será definido o tipo de teste adequado, de acordo com o tempo dos sintomas", explicou o secretário de Saúde, Breno Feitoza.

Segundo o secretário, com a ferramenta ativa, será possível testar 3.000 pessoas, por mês, pelo método RT-PCR, capaz de revelar a presença ativa do novo coronavírus no corpo humano, e 2.000 por testes rápidos, que serão feitos no Centro de Testagem.