Começa a funcionar central de distribuição emergencial de oxigênio para municípios de Pernambuco

A central emergencial de oxigênio, montada no Recife pelo Governo de Pernambuco, começou a fornecer oxigênio neste fim de semana para garantir o abastecimento das unidades de saúde do interior do estado que atendem pacientes com a covid-19. 

O governador Paulo Câmara (PSB) comandou reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e supervisionou o primeiro momento de funcionamento do serviço emergencial. 

Para acessar a central, os municípios preenchem um formulário da Secretaria Estadual de Saúde com os números de leitos do serviço de saúde, consumo médio de oxigênio, tempo estimado para esgotamento da capacidade e do próximo fornecimento regular e a necessidade de cilindros.

Até o momento, 65 municípios já solicitaram o apoio do Governo do Estado, com necessidade de 1,3 mil cilindros. Ao todo, a central emergencial está disponibilizando, nestes primeiros dias, 30 mil metros cúbicos de oxigênio para as redes municipais de saúde quantitativo suficiente para abastecer até três mil cilindros de 10 metros cúbicos com uma capacidade de abastecimento de 80 cilindros por hora.