Integrantes da comitiva brasileira nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio serão vacinados contra a covid-19

Todos os atletas integrantes da Comitiva Brasileira dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio serão vacinados contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira (12). O Ministério da Saúde vai coordenar a vacinação de 1.814 pessoas credenciadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

A imunização irá garantir que os atletas, comissão técnica e profissionais credenciados viajem protegidos e possam competir com segurança no Japão. A logística de vacinação foi definida em parceria com o Ministério da Defesa em seis capitais brasileiras: Fortaleza (CE), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Brasília (DF).

Para completar o esquema vacinal deste grupo com duas aplicações, serão usadas 4.050 doses do imunizante da Pfizer/BioNTech. “Essa vacina foi escolhida considerando os dias necessários para a vacinação e o tempo de resposta imunológica”, segundo o Ministério da Saúde.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) receberá, ainda, uma doação de 8 mil doses do laboratório Sinovac, que desenvolveu a CoronaVac. "Temos doses suficientes para vacinar todos os atletas, as comissões técnicas, todos os profissionais credenciados e ainda reforçar o PNI", afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

A vacinação dos atletas não irá prejudicar a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 e o seguimento da imunização nos grupos prioritários, segundo o Ministério da Saúde.