Prefeita Raquel Lyra anuncia reforços para conter avanço da Covid-19 em Caruaru

Diante do novo decreto publicado pelo Governo de Pernambuco, a Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, apresentou, na manhã desta quarta-feira (26), uma série de ações que serão adotadas no período de medidas mais restritivas. Durante a coletiva, transmitida pelos canais de comunicação da Prefeitura de Caruaru, também foi apresentado o panorama do cenário pandêmico da região. 

Hoje, o Hospital Municipal Manoel Afonso está com 94% da sua capacidade, sendo 100% de ocupação na UTI. No total, a ocupação das Unidades de Terapia Intensiva na rede pública da região é 94%, já a ocupação das UTIs privadas chega a 98%. A Prefeita Raquel Lyra reforçou a necessidade do cumprimento das medidas para reduzir os números da pandemia no município.

“Sabemos que vivemos um momento crítico em nossa cidade. Nossas equipes têm trabalhado dia e noite, seja na comunicação educativa, na fiscalização e nos diversos serviços de saúde para cuidar da nossa gente. Precisamos da colaboração de todos para mudar esse cenário nos próximos dias”, ressaltou.

Entre as estratégias, foi anunciada uma nova busca ativa no município para pessoas que ainda não foram vacinadas e que preenchem os requisitos necessários para a imunização. “Já nesta quinta-feira (27), estaremos levando vacinas para idosos de 60 a 64 anos, pessoas com comorbidades, deficientes, gestantes e puérperas do Residencial Luiz Bezerra Torres, e, na sexta-feira (28), no Residencial Alto do Moura. Na segunda-feira (31), visitaremos a Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru”, explicou Raquel.

Também será ampliada a capacidade de testagem durante o período. De forma descentralizada, os exames poderão ser realizados nas 76 Unidades Básicas de Saúde do município, além do Centro de Testagem de Covid-19 (Rua Padre José Augusto, nº 205, no Bairro São Francisco), UPA Respiratória, além da Unidade Móvel de Testagem.

DELIVERY SULANCA - Devido ao decreto, o Delivery Sulanca será reativado no próximo dia 31 de maio, para a retirada de produtos no estacionamento do Polo Caruaru. O cadastro dos fornecedores e clientes poderá ser feito pelo site deliverysulanca.caruaru.pe.gov.br ou pelo App Delivery Sulanca, disponível para Android. “Os deliverys têm sido ferramentas importantes para movimentar a nossa economia. Só no Delivery Sulanca, tivemos cerca de R$ 262 milhões negociados, 933 lojistas cadastrados no site, bem como 258 excursionistas também cadastrados no site”, afirmou a prefeita.

REFORÇO NA FISCALIZAÇÃO - A fim de cumprir as medidas restritivas, o Grupo de Fiscalização Integrada de Caruaru passará a atuar em três turnos, buscando cumprir as medidas no centro da cidade, periferia e zona rural do município. “A participação da população com denúncias será fundamental para a efetivação das operações. Evitem aglomerações, só saiam de casa para o que for necessário. Nossas equipes de fiscalização estão nas ruas. Vamos juntos vencer mais essa”, frisou Raquel.

Os canais disponíveis no município são o Disque-denúncia (das 7h às 19h, de segunda a sábado) ou pelo WhatsApp (81) 98256-4545. Também será possível enviar informações pelo canal da Ouvidoria, pelo número 156, das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, ou pelo WhatsApp (81) 98384-5936 (plantão 24h); pela Polícia Militar (190) e pelas redes sociais da Prefeitura de Caruaru (Instagram @prefecaruaru e Facebook/prefeituradecaruaru). (Foto: Janaína Pepeu)