Em Caruaru, vacina meningocócica C é ampliada para as crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade

Seguindo uma recomendação do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está realizando a ampliação de faixa etária para vacina meningocócica C (Conjugada) para as crianças e adolescentes não vacinados até 10 anos de idade. 

A vacina foi implantada na rotina de vacinação da criança em 2010 e integra o Calendário Nacional de Vacinação para os seguintes grupos: crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses, aos 3 e 5 meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente, aos 12 meses de idade. Além disso, para as crianças que, por algum motivo, perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, recomenda-se a administração de uma dose até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade. Com a ampliação de faixa etária, mais crianças poderão ser beneficiadas. 

A ampliação tem com o objetivo aumentar a proteção contra doenças causadas pelo meningococo C (incluindo meningite e meningococcemia), evitando a ocorrência de surtos da doença pelo sorogrupo C, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos, em especial, com o retorno das aulas presenciais. (Foto: Janaína Pepeu)