Pernambuco confirma mais 8 casos da variante Delta entre moradores do estado

O Governo de Pernambuco confirmou, na tarde desta sexta-feira (27), mais 8 casos de moradores do estado infectados pela variante Delta, cepa mais transmissível do coronavírus. Com isso, já são dez casos de moradores de Pernambuco infectados pela linhagem Delta do vírus.

A confirmação dos 8 novos casos se deu depois da Secretaria Estadual de Saúde receber, nesta sexta-feira (27.08), mais uma rodada de sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). 

Das 148 amostras sequenciadas, 8 (5,4%) apresentaram a variante Delta. As coletas dos materiais biológicos desse público ocorreram entre os dias 31 de julho e 05 de agosto. Os pacientes infectados eram dos municípios do Recife (5), Olinda (1), Cabo de Santo Agostinho (1) e Exu (1).

Entre os 8 casos da variante Delta, 3 foram em pessoas do sexo masculino e 5 do sexo feminino, com idades entre 16 e 56 anos. Com isso, são 10 os casos da Delta em Pernambuco, fora os que não foram possíveis serem rastreados ainda. 

Além das 8 confirmações nesta sexta, outros dois casos da Delta já tinham sido divulgados há duas semanas. Os primeiros eram pacientes de Abreu e Lima e Olinda que adoeceram em julho. Entre as outras amostras sequenciadas, 132 (89,1%) eram da linhagem ou sublinhagens Gama (P.1). “As demais são linhagens de menor preocupação”, alegou o governo. 

As amostras do IAM foram coletadas em pacientes dos municípios de Águas Belas, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Betânia, Bodocó, Brejinho, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Exu, Gravatá, Iguaraci, Itapetim, Jaboatão dos Guararapes, Lagoa Grande, Limoeiro, , Machados, Olinda, Panelas, Paranatama, Parnamirim, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Recife, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria da Boa Vista, São Bento do Una, São José do Egito, São Lourenço da Mata, Serra Talhada, Sertânia, Tabira, Tacaimbó, Terezinha e Triunfo, além de amostras de residentes de Ananindeua (PA), Luis Gomes (RN), Salvador (BA) e Santarém (PA) que fizeram a coleta em Pernambuco.