Prefeitura de Caruaru dará início à segunda fase do calendário de volta às aulas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, dará início, no próximo dia 30 de agosto, à segunda fase da volta às aulas presenciais. Nessa etapa serão contemplados os alunos do Pré I e II, das escolas e dos CMEIs (Centro Municipal de Ensino Infantil), bem como os estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos). 

Nessa nova fase, mais 30 escolas municipais serão abertas, e, a exemplo das 100 que já iniciaram as atividades na primeira etapa, dia 16 (para os alunos do 5° e 9° anos), também estarão cumprindo todos os protocolos de medidas de segurança, entre eles, aferição de temperatura, uso de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento entre as bancas.

De acordo com o secretário de Educação, João Paulo Derocy Cêpa, a volta às aulas presenciais não é obrigatória. "Para os alunos que optarem pelo não retorno, eles continuarão recebendo as aulas de forma remota, por meio do Aula em Casa", destaca.

Já para os que escolherem as aulas presenciais, as salas contarão com um distanciamento de pelo menos um metro entre os alunos. “Se a sala conseguir atender 100% dos estudantes, a turma completa terá aula presencial todos os dias (segunda a sexta). Caso contrário, uma parte assistirá às aulas de forma presencial em uma semana e a outra ficará on-line e, assim, sucessivamente", explica o secretário.

Segundo João Paulo é de grande importância essa volta às aulas para o desenvolvimento dos estudantes. "Trazer os alunos de volta para as salas de aula é trazer a possibilidade de interação e desenvolvimento social, sendo aspectos importantes para a saúde mental das crianças e adolescentes. Voltar às aulas é retomar um pouco da normalidade que a pandemia nos tirou. E nós estamos trabalhando para que esse retorno seja feito com o máximo de segurança, seguindo todos os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS)", conclui o secretário.

A terceira e última fase terá início no dia 13 de setembro, quando retornam os alunos do 1° ao 4° ano e do 6° ao 8° ano do Ensino Fundamental, bem como os das ETIs (Escola de Tempo Integral). Nessa etapa, mais 40 escolas serão abertas, totalizando as 140 unidades de ensino atendidas pela rede municipal. Atualmente são mais de 43 mil alunos matriculados. (Foto: Janaína Pepeu)