Protocolo de volta do público aos estádios com exigência de vacina ou teste de covid-19 é divulgado pela CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o protocolo para volta do público aos estádios. O documento prevê o retorno dos torcedores nas partidas das quartas de final da Copa do Brasil e nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro.

Para que os clubes possam receber público nos jogos, a entidade ressalta que é necessária a concordância das autoridades sanitárias locais. Em Belo Horizonte, a prefeitura autorizou o retorno das torcidas aos estádios da capital com limitação de 30% da capacidade das arenas.

Além disso, ainda é preciso a aprovação dos clubes, que será votada em um conselho técnico, o que deve acontecer nos próximos dias.

De acordo com o protocolo da CBF, para ter acesso aos estádios, os torcedores precisarão estar vacinados completamente contra a covid-19 (duas doses ou dose única). Para este grupo, não será necessária a realização de testes dias antes dos jogos.

Quem não estiver totalmente imunizado precisará apresentar teste RT-PCR, realizado até três dias antes da partida, ou teste rápido de ‘Pesquisa de Antígenos’, feito em até dois dias antes do jogo em um laboratório ou unidades de prestação de serviços de saúde devidamente autorizados pelas autoridades sanitárias.

Pré-requisitos obrigatórios para entrada e permanência nos estádios:

- Aferição de temperatura corporal;

- Uso obrigatório de máscaras de proteção facial autorizadas pela ANVISA nos ambientes internos do estádio durante todo o período de permanência;

- Obrigatória a manutenção do distanciamento social nos assentos e setores do estádio durante todo o período de permanência;

- Higienização das mãos com álcool a 70% ou lavagem com água e sabão.

Definição para a quantidade de público

Para definir qual será a capacidade de público presente no estádio em determinada cidade, a CBF adotará um critério de cálculo, chamado de taxa de normalidade, que leva em consideração seis pontos:

- Taxa de incidência (casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias)

- Tendência da taxa de casos novos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias

- Mortalidade por Covid-19 por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias

- Tendência da taxa de mortalidade por 1 milhão de habitantes nos últimos 14 dias

- Letalidade de Covid-19 (global)

- Percentual da população plenamente vacinada contra SARS-CoV-2

Um exemplo: se o cálculo der menos de 30%, a taxa de normalidade será baixa e o estádio será liberado para até 10% da capacidade de público. Se a taxa de normalidade for de 75% ou mais, ela será considerada ideal e permitirá um percentual de público acima de 50% da capacidade do estádio.

Duelos mata-mata

Para o equilíbrio dos duelos eliminatórios (ida e volta), a CBF definiu dois modelos de protocolos para a ocupação dos estádios:

- Se um clube não puder ter torcida em seu estádio, o outro automaticamente será proibido também, independentemente se a cidade da equipe tiver autorizado.

- Será permitida a diferença máxima de 15% das respectivas capacidades, prevalecendo a condição liberada do estádio com menor quantitativo. Por exemplo, se um clube tem a permissão para ter 20% de público no seu estádio e a outra equipe pode receber 70%, o time que tem autorização para ter mais torcedores será limitado a 35%.