Pernambuco confirma primeira morte pela variante Delta em morador do estado

A Secretaria de Saúde de Pernambuco confirmou, na tarde desta sexta-feira (10), a primeira morte pela variante Delta, cepa mais transmissível do coronavírus, entre moradores do estado.

Dentre novos 15 casos da Delta informados hoje pelo governo, foi registrado apenas um paciente grave, com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), que faleceu no dia 23 de agosto. O paciente, que era morador do Recife, de 75 anos, tinha comorbidades como diabetes, doença cardiovascular crônica e era portador de marcapasso. 

A confirmação ocorre após a secretaria receber um novo sequenciamento genético de amostras de pacientes confirmados para a Covid-19 feito pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz PE). 

O relatório de circulação de linhagens, divulgado hoje, “no entanto, difere dos anteriores pelo fato das amostras analisadas já terem algum tipo de suspeita para a variante Delta, sendo esse o critério de seleção”, segundo o governo. 

Das 22 amostras sequenciadas, 15 (68,1%) foram de pacientes infectados com a linhagem Delta, sendo 14 de pacientes provenientes das cidades pernambucanas de Araçoiaba (1), Caruaru (4), Escada (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Jataúba (2), Quipapá (1), Recife (3) e Fernando de Noronha (1), além de 1 paciente de outro estado: São Paulo/Ubatuba (1), turista que foi testado e notificado por Fernando de Noronha.

Entre os 15 casos da variante Delta, 7 foram em pessoas do sexo masculino e 8 do sexo feminino, com idades entre 11 e 75 anos. As faixas etárias são: 10 a 19 (3), 20 a 29 (3), 30 a 39 (3), 40 a 49 (2), 50 a 59 (2), 60 a 69 (1) e 70 a 79 (1). 

Das amostras que positivaram para a variante Delta, 14 foram notificados no sistema de informação dos casos leves. Os municípios de origem foram orientados a investigar e acompanhar os casos. Com isso, até agora, o estado totaliza 29 pessoas infectadas por essa linhagem do coronavírus.

Além do paciente que morreu no mês passado, os outros 7 foram identificados como da linhagem e sublinhagem Gama (31,8%). Esses pacientes eram dos municípios de Fernando de Noronha (2), Frei Miguelinho (3) e Paulista (1), além de um do Rio Grande do Norte/Mossoró.