Semana Nacional de Trânsito é marcada por palestras educativas em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), realizou várias ações para comemorar a Semana Nacional de Trânsito. Com o tema “Respeito e responsabilidade, pratique no trânsito”, o objetivo foi de incentivar, junto à sociedade, uma maior reflexão sobre o tema. 

Instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997, a Semana Nacional de Trânsito promove, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito mais seguro.

A programação da Semana Nacional de Trânsito iniciou no sábado (18), com uma ação no Marco Zero. Além da AMTTC, participaram o Detran, equipe da Lei Seca, Motoparts, Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e Samu.  Ainda na programação, o tema também foi debatido em forma de palestra, em empresas privadas, autoescolas, secretarias do município e escolas das redes municipal e particular, com a distribuição de brindes, destacando a importância do tema.  

O veículo é comparado a uma arma, em que, mal utilizada, pode acabar tirando a vida de alguém, ou deixar sequelas durante muitos anos, situação essa que foi relatada pelo educador da Lei Seca, Luiz Eduardo. O palestrante teve a perna esquerda amputada, 16 anos após um acidente de trânsito. Um adolescente estava com o carro do pai, e acabou atingindo Luiz, que estava em uma calçada, fato esse que aconteceu quando o educador ainda era criança. “Essa lesão atrapalhou muito minha vida, meus objetivos e meus planos tiveram que ser mudados. E minha história mostra que podemos fazer a diferença no trânsito. A recepção nas palestras foi muito positiva, principalmente dos adolescentes, que começam a aprender a dirigir logo cedo, uma cultura errada que os pais já aprenderam com outra geração”, pontuou o educador da Lei Seca, Luiz Eduardo.

“Percebemos algo muito interessante, principalmente, nas escolas. As crianças conhecem bem as sinalizações e a importância do respeito no trânsito. Isso demonstra que serão bons motoristas. Além de receber as informações, eles vão colocar em prática com os pais e os familiares. Estaremos com ações nas ruas e realizando palestras até a próxima terça-feira”, comentou a coordenadora de Trânsito e transportes da AMTTC, Maria Elizabeth. (Foto: Edmilson Tanaka)