Ceaca fecha parceria com o Sesc Caruaru para combate ao desperdício de alimentos

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Central de Abastecimento (Ceaca), firmou parceria com o Sesc Caruaru com o intuito de combater o desperdício de alimentos. Através do programa Desperdício Zero, a parceria visa evitar o descarte de frutas, verduras e hortaliças que não foram comercializadas por estarem fora dos padrões de venda, que servem para a doação. 

A partir de agora, o Sesc também receberá os alimentos e destinará para famílias em situação de insegurança alimentar ou para pessoas em vulnerabilidade social, contribuindo para a erradicação da pobreza. 

Na Ceaca, semanalmente, são descartadas quatro toneladas de frutas e verduras que não foram comercializadas, por estarem fora dos padrões de venda e que servem para o consumo. Antes, grande parte destes produtos tinha como destino o lixo e, atualmente, essa produção é destinada a entidades assistenciais com projetos que trabalham com reaproveitamento ou doação. 

A presidente da Central de Abastecimento de Caruaru, Thallyta Figueroa, ressalta a importância da parceria com o Sesc Caruaru e o trabalho para o combate a fome. “Esse é um projeto do qual a gente tem muito orgulho porque, além da preocupação social, ele também evita o desperdício de alimentos e proporciona o aproveitamento integral dos alimentos que seriam jogados fora por estarem visualmente sem condições de venda”, enfatizou. 

Em fevereiro deste ano, a Ceaca também firmou parceria com estudantes da UFPE, que integram o projeto Enactus, destinando fruras e verduras, fora dos padrões de vendas, para mulheres do Bairro Santa Rosa que buscam empreender com a produção e venda de bolos e doces artesanais. (Foto: Edmilson Tanaka)