Prefeita Raquel Lyra realiza entrega de óculos do Programa Aprender com Saúde

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, realizou, na manhã de hoje (20), a entrega dos óculos de graus de 40 estudantes da Escola Municipal Paulina Monteiro, localizada no Bairro Indianópolis. Os estudantes foram contemplados pelo programa Aprender com Saúde.

Antes de receberem os óculos, os alunos da unidade passaram pelas etapas de triagem e exames clínicos, que ocorreram na própria escola, e foram feitos pela equipe oftalmológica.

Ao todo, já foram beneficiados com o programa 307 alunos de 16 turmas, sendo elas do Ensino Infantil, Pré I e II e do Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano.

“Facilitamos o acesso ao oftalmologista, levando o profissional para dentro da escola. Mas não bastava só isso, era importante garantir os óculos. E foi isso o que fizemos. Agora, as crianças poderão ter o direito de ver a vida de uma nova forma. Vamos continuar trabalhando para garantir que as crianças de Caruaru tenham cada vez mais oportunidades”, disse a Prefeita Raquel Lyra.

O Programa Municipal Aprender com Saúde tem como objetivo a integração e a articulação permanentes da educação e da saúde, para contribuírem para a formação integral. "Por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, voltadas para o pleno aprendizado de crianças e jovens da rede pública de ensino, queremos garantir a qualidade do ensino e o bem-estar dos estudantes", afirmou a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Entre as ações desenvolvidas pelo programa, estão o combate ao mosquito Aedes aegypti, práticas corporais, de atividade física e de lazer; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack, entre outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de sinais de agravos de doenças em eliminação (Sanar);

avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; atualização vacinal dos estudantes; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; avaliação da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração; prevenção de IST/Aids e orientação sobre direito sexual e reprodutivo; saúde ocular e identificação de possíveis sinais de alteração; saúde mental e  prevenção à Covid-19. (Foto: Janaina Pepeu)