Primeira remessa de doses para vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 chega a Pernambuco

Próximo a completar um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19, Pernambuco recebeu, na manhã desta sexta-feira (14), a primeira remessa dos imunizantes destinados para crianças de 5 a 11 anos.

As 60 mil doses da Pfizer chegaram ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre às 10h50, onde permanecem, aguardando a empresa contratada pelo Ministério da Saúde para fazer o transporte. Em seguida, deverão seguir para sede do Programa Estadual de Imunizações (PNI-PE), em Casa Amarela, na Zona Norte da cidade, para conferência e posterior encaminhamento aos municípios.

A vacina da Pfizer é a única, até o momento, autorizada pela Anvisa para aplicação em crianças de 5 a 11 anos.

 “Nossa logística já está montada para o envio das doses para todas as regionais de Saúde, onde os municípios fazem a retirada. Após o recebimento, iniciaremos nossa distribuição ainda nesta sexta-feira (14), finalizando no sábado (15)”, afirma a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.

As Gerências Regionais de Saúde (Geres) ficam responsáveis por disponibilizar as vacinas para aos gestores municipais, que possuem autonomia na criação de estratégias para promover o acesso à população.