Surto de fungo: Anvisa confirma Candida auris no Hospital da Restauração em Recife

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirmou o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. O mais novo caso foi registrado no Hospital da Restauração, no bairro do Derby, área central do Recife. A identificação foi confirmada pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz – Lacen/BA.  

“O laboratório realizou as análises utilizando o Maldi-Tof (Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization Time-of-Light), um método que usa ionização para diagnosticar, de maneira rápida e eficaz, as proteínas de uma bactéria ou fungo”, comunicou a Anvisa.  Ainda de acordo com a agência, há outro caso suspeito, que está em investigação laboratorial. 

Desde a identificação do caso suspeito, segundo a Anvisa, o hospital estabeleceu as medidas de precaução e adotou ações para prevenção e controle do surto. 

Também segundo a Anvisa informou, a Coordenação Estadual de Prevenção e Controle de Infecção de Pernambuco foi notificada a respeito do caso suspeito, realizou visita técnica ao hospital e está prestando orientações, monitorando o surto e apoiando as ações de prevenção e controle de infecção. 

A investigação epidemiológica será conduzida pelos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e pelo EpiSUS (Epidemiologia Aplicada aos serviços do Sistema Único de Saúde – SUS). 

Os laboratórios de referência (Lacens de Pernambuco e da Bahia) apoiam as análises das amostras enviadas pelo laboratório do hospital. O Lemi da EPM/Unifesp se prepara para o sequenciamento dos isolados.

Entenda a doença:

Candida auris é um fungo emergente que representa uma grave ameaça à saúde global e foi identificado pela primeira vez como causador de doença em humanos em 2009, no Japão.

Os sintomas são febres, alteração da pressão arterial, dificuldade para respirar e aceleração do ritmo cardíaco. “Geralmente, a sepse por Candida ocorre após um período acima de dez a 14 dias na UTI”.