Caruaru completa um mês de vacinação infantil contra a Covid-19

Nesta quinta-feira (17), o município comemora o primeiro mês da vacinação infantil contra a Covid-19. Até o momento, foram imunizadas 13.357 crianças, cerca 28% desse público no município. 1.853 dessas doses pediátricas foram aplicadas nas escolas, tanto da rede pública quanto da privada.

Atualmente a imunização está sendo ofertada para crianças de 5 a 11 anos. Para receber a dose na Tenda de Vacinação Infantil, localizada na Via Parque, em frente ao INSS, é necessário realizar o pré-cadastro no site Vacina Caruaru. Quem já fez deve consultar a guia de agendamento no mesmo local.

Já as crianças que estão sendo vacinadas nas escolas, elas só precisam apresentar a documentação necessária e a autorização dos pais ou responsáveis. Essa ação nas unidades educacionais teve início no último dia 7 de fevereiro.

A coordenadora do PNI, Tatiane Lino, explica o que os pais ou responsáveis devem fazer, caso a data do agendamento já tenha passado. “Se, por ventura, os pais tenham esquecido ou ficado impossibilitados de levar a criança no dia agendado, basta comparecer ao local de vacinação com o comprovante de agendamento vencido e justificar a ausência. A vacinação será realizada sem necessidade de uma nova marcação”, explicou.

Tatiane falou ainda sobre a importância de levar a caderneta de vacinação de rotina. “Sempre reforçamos a documentação necessária, que é o CPF, Cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A caderneta é fundamental para que possamos nos certificar que nenhuma outra vacina tenha sido aplicada no intervalo de 15 dias, como recomenda o Ministério da Saúde, e, também, para registrar a aplicação do imunizante nela”, concluiu a coordenadora.

O horário de funcionamento da Tenda Infantil é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Já nos sábados, domingos e feriados, esse horário é das 8h às 18h. (Foto: Edmilson Tanaka)