Levantamento da Secretaria de Defesa Social aponta que Caruaru teve mais um ano de redução nos casos de mortes violentas

A Secretaria de Ordem Pública (Secop) vem realizando, desde 2017, diversas ações na área de segurança pública em Caruaru. De acordo com levantamento feito, recentemente, pela Secretaria de Defesa Social (SDS), a cidade teve uma redução de 7,25% nos casos de mortes violentas em relação ao ano de 2020. Os números positivos divulgados refletem o trabalho conjunto das forças de segurança do Estado em parceria com o município.

De acordo com os relatórios do Programa Juntos Pela Segurança, de 2017 a 2021, houve uma diminuição de, aproximadamente, 51,15% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na cidade. Já nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), houve uma queda expressiva, atingindo 71% de redução.

“O programa Juntos Pela Segurança segue buscando melhorar a segurança da população, promovendo políticas públicas de prevenção à violência e à criminalidade, atuando de maneira integrada com os órgãos de Justiça Criminal”, pontuou o secretário de Ordem Publica, coronel Patrício Filho.

Uma das inovações recentes da Secop foi a criação do Centro Integrado de Monitoramento (CIM). Atualmente, esse novo instrumento conta com mais de 100 câmeras ativadas, funcionando 24 horas, além da Central de Emergência Telefônica, com o objetivo de facilitar e agilizar as demandas da população.

Os resultados positivos são decorrentes também das ações da Guarda Municipal, que, diariamente, realizam o patrulhamento ostensivo nas principais localidades do Centro, Via Parque, Monte Bom Jesus, Estação Ferroviária, UPAs, bem como foram intensificadas as rondas, como parte do programa "Escola Pela Paz". Destaque ainda para as fiscalizações nas feiras de Artesanato, do Gado e da Sulanca e os patrulhamentos Maria da Penha, rural e ambiental.

“Continuamos também recebendo as demandas do Conselho de Segurança Cidadã (Consec), com registros feitos por meio do site oficial da prefeitura. Qualquer pessoa pode participar e deixar suas solicitações exclusivamente referentes a questões relativas à segurança pública”, destacou o secretário da Secop. (Foto: Janaina Pepeu)