Polícia Federal e MPF deflagram a Operação Errantes em Petrolina e região

A Polícia Federal (PF), em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco, deflagrou, nesta quarta-feira (16), a Operação Errantes, que investiga supostos crimes contra a Previdência Social cometidos por organização criminosa que atua no município de Petrolina e região.

A Justiça autorizou o cumprimento, pela Polícia Federal, de 24 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Petrolina, Tabira em Pernambuco e Filadélfia na Bahia.

De acordo com o MPF, investigações realizadas ao longo de meses, inclusive com uso de ação controlada, “revelaram a existência de organização criminosa extremamente ramificada, com divisão interna de funções, que atua de forma duradoura e estável praticando golpes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”. Até o momento, estima-se que o prejuízo aos cofres públicos seja superior a R$ 45 milhões.

Os possíveis crimes consistem na obtenção, mediante diversas fraudes, de benefícios assistenciais e previdenciários. “Os líderes do esquema auferem os lucros decorrentes dos pagamentos de centenas de benefícios irregulares. Na execução dos crimes, são auxiliados por várias pessoas, recrutadas por eles para atuar como operadores do esquema ou laranjas”, afirma o MP.