AME Animal Caruaru chega a 12 mil castrações realizadas

Em Caruaru, a oferta do serviço de castração de animais de pequeno porte está passando por um investimento histórico. A verba direcionada às ações de controle populacional de cães e gatos é, atualmente, cinco vezes maior do que a que já foi investida na cidade. Como resultado desta atenção, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, comemora a marca de 12 mil castrações realizadas pela AME Animal. O número representa, em média, a diminuição de mais de 100 mil animais de rua em situação de vulnerabilidade e risco.

Em porcentagem, aproximadamente 70% do total é composta de castrações felinas e 30% caninas. Os dados, no geral, representam equilíbrio, uma vez que uma fêmea felina pode, usualmente, reproduzir três vezes ao ano e uma fêmea canina duas vezes. Desse modo, a reprodução de gatos errantes acontece de forma mais acelerada do que a reprodução de cães.

De acordo com o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, o recorde de castrações denota o foco objetivo em políticas públicas de proteção animal. “Ao impedirmos o surgimento de novos animais, estamos também contribuindo para a diminuição de mazelas e riscos que acometem esses cães e gatos. As ações de controle populacional ainda contribuem na diminuição dos impactos das zoonoses, doenças que também podem afetar a saúde humana”, explica. (Foto: SEIC/Divulgação)