Defesa Civil de Caruaru reforça cuidados para os moradores dos morros e encostas em dias de chuva

As fortes chuvas recentes são típicas do verão, e podem continuar nos próximos meses. A Defesa Civil segue reforçando os cuidados preventivos e sinais de perigo, que vai, principalmente, para os moradores das áreas de risco alto (morros e encostas).

Um dos aspectos mais importantes para evitar o deslizamento é a consciência sobre a conservação do ambiente e a importância da vegetação dos morros. São várias as funções, começando pela copa das árvores, que ‘seguram’ parte da chuva. “A população deve evitar plantar nos morros algumas árvores podem acumular água no solo e provocam quedas de barreiras, como o mamão, fruta-pão, jambo, coco, banana, jaca, entre outras”, comentou o coordenador da Defesa Civil, Kleber Aleksander.

“Qualquer sinal de mudança no cenário da moradia ou do entorno, como surgimento de fendas em parede ou no piso, água barrenta, árvore e poste inclinados, o munícipe deve ligar imediatamente para o (81) 98384-2411 ou 199, número de emergência da Defesa Civil, que funciona 24 horas”, complementou o coordenador.

A Defesa Civil Municipal tem a função de articular e coordenar ações preventivas, de socorro, assistenciais e de recuperação, com o objetivo de salvar vidas, assistir à população prejudicada e evitar prejuízos, recuperando ou reconstruindo cenários afetados por calamidades, quando necessário. Sua estratégia está centrada no planejamento e desenvolvimento de medidas que evitem desastres ou minimizem suas consequências. (Foto: Janaína Pepeu)