Prefeita Raquel Lyra inaugura Escola Municipal Leudo Valença, no bairro das Rendeiras em Caruaru

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, inaugurou, na tarde deste sábado (26), a Escola Municipal Leudo Valença, localizada na Rua Odilon Ramos da Silva, s/n°, Bairro das Rendeiras. Bastante aguardada pelos moradores, a unidade tem capacidade para atender, por turno, 900 estudantes, do 1º ao 9º ano, e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

"Não é tarefa simples ser Prefeita de uma cidade e transformar a realidade das pessoas, principalmente pela educação. Depois de tantos desafios vindos com a pandemia, não há outro caminho para a superação das dificuldades que não seja pela educação. Sempre sonhei que todas as crianças tenham as mesmas oportunidades que os meus filhos têm. Ou até melhor. Essa escola, a Leudo Valença, era símbolo do descaso com a educação no município. Hoje é dia de emoção com essa realidade que temos aqui, no Bairro das Rendeiras. E esse é o nosso compromisso com toda a cidade", discursou Raquel.

"O esforço é contemplado por esse espaço tão grandioso. Acompanhamos de perto todo processo da construção do equipamento, com responsabilidade e compromisso. E por falar em responsabilidade, ela é grande e agora deve ser em conjunto, principalmente com a comunidade, que precisa cuidar para que os jovens tenham um futuro digno", afirmou o vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

A escola conta com 25 salas de aula, laboratórios de Informática, Matemática e Ciências,

biblioteca, oito banheiro PNE (quatro masculino e quatro feminino), 12 banheiros (seis masculino e seis feminino), quatro DML, quatro escovódromo, cozinha, copa suja, dispensa fria, de grãos, de frutas

e de utensílios, além de duas áreas de serviço, 16 bebedouros, dois vestiários, quadra poliesportiva, piscina, brinquedos, secretaria, direção, coordenação, sala dos professores, cinco salas técnicas e refeitório.

Para o secretário de Educação e Esportes (Seduc), João Paulo Derocy Cêpa, a inauguração dessa escola é um marco para a educação de Caruaru. "Tenho muito orgulho de participar do processo de transformar Caruaru pela educação. A entrega desta escola, assim como as demais construídas e reformadas, é uma prova do compromisso da Prefeita Raquel Lyra com os nossos estudantes. Só temos o que comemorar hoje", concluiu João Paulo.

Leudo Valença

Leudo de Pontes Valença, nasceu na cidade do Recife, no dia 26 de maio de 1939. Era filho de Manoel Cordeiro Valença e Maria José de Pontes Valença. Quando criança, veio com seus pais e família para Caruaru, onde fixaram residência na Rua 3 de Maio, nº 53, no Bairro Nossa Senhora das Dores. 

Iniciou seus estudos no Colégio Caruaru. Aos 17 anos, conheceu a jovem Luzia Valença, recém-chegada da cidade do Remanso (BA), com quem se casou em 1958. O casal teve seis filhos. Por motivo de trabalho, precisou interromper seus estudos, retomando-os depois de alguns anos, onde concluiu o curso de Técnico em Contabilidade, no Colégio Sete de Setembro, em 1972. 

Mais tarde, em 1979, concluiu o curso de Direito na então Faculdade de Direito e Odontologia. Dando continuidade, concluiu o curso de Ciências Sociais, em 1983, e Pedagogia, em 1986, Fafica.

Grande e honrosa foi a contribuição do professor Leudo Valença na educação de Caruaru, sonho que sempre alimentou. Como docente, atuou no Colégio Municipal Álvaro Lins, Professor Lisboa e Sete de Setembro. Enquanto advogado, prestou serviço à Justiça, como cidadão diante da lei. 

O professor Leudo Valença faleceu aos 47 anos, no dia 24 de março de 1987. (Fotos: Elvis Edson)