Prefeitura de Caruaru lança programa "Saúde Mais Perto de Você”, com unidade móvel de ultrassom

O Residencial Luiz Bezerra Torres foi escolhido para o lançamento do programa "Saúde Mais Perto de Você”, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (9), e que conta com uma unidade móvel de ultrassom. A localidade tem 4.076 pessoas cadastradas e, dessas, 216 aguardam por algum tipo desse exame.

Hoje, 100 pacientes foram contemplados com o programa, que faz parte do calendário de ações da Secretaria de Saúde de Caruaru. A unidade móvel de ultrassom tem capacidade de realizar 100 exames/dia, cerca de 20 pacientes por hora.

A unidade conta ainda com consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, pré-natal, puericultura, citologias, vacinação, curativos e atendimentos com equipe multiprofissional, para o acompanhamento em todos as fases da vida.

Na ocasião, foi realizado ainda o chá revelação de gestantes da comunidade. A mamãe de primeira viagem, Stephanie Santos, 17 anos, comemorou a descoberta do sexo do bebê. “Estou muito feliz com a oportunidade. Agora sei que vou ter o meu Pietro Lucca.”

Stéphanie falou ainda sobre a facilidade de poder fazer o exame perto de casa. “Eu estava até preocupada sem saber como ia fazer para ir até o centro da cidade. Foi muito bom poder fazer o exame aqui no meu bairro, pertinho de casa. Estou muito feliz e realizada”, afirmou a nova mamãe.

Além do Residencial Luiz Bezerra Torres, os exames serão ofertados também em outras unidades do município. "Teremos dois novos equipamentos que estarão à disposição da população fixados nas unidades da AME Indianópolis e AME Cauicá, realizando os  exames três vezes por semana, incluindo fins de semana. A expectativa é de realizar 1.000 novos exames por mês", disse a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Entre os exames, estão ultrassom de abdome superior, abdome total, aparelho urinário, próstata, articulações, tireóide, bolsa escrotal, parede abdominal, mamária, obstétrica, pélvica (ginecológica), transvaginal e morfológica. (Fotos: Janaina Pepeu)