Audiência Pública marca prestação de contas da Saúde em Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (28), a 23ª Audiência Pública do Sistema Municipal de Saúde. O momento aconteceu no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves, na Câmara de Vereadores do município, onde foram apresentadas as atividades realizadas, auditorias executadas e recursos financeiros aplicados na saúde, no terceiro quadrimestre de 2021.

Participaram da audiência a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Bruno Lambreta, a representante do Conselho Municipal de Saúde, Vilca Moura Brandão, o secretário executivo de Planejamento e Gestão, Anderson Oliveira, que conduziu a apresentação de prestação de contas, além de servidores, vereadores, conselheiros e membros da sociedade civil.

“A audiência tem como objetivo promover a transparência dos investimentos públicos aplicados na Saúde do município. Por isso, sempre reforçamos a importância da participação dos membros do Conselho Municipal de Saúde e da sociedade civil para que todos possam acompanhar o trabalho que é desenvolvido pela Secretaria de Saúde”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

De janeiro a dezembro de 2021, o município realizou 80.619 consultas especializadas como: oftalmologia, cardiologia, ginecologia, entre outras. Além de 68.964 consultas com enfermeiros, dentistas, psicólogos, nutricionista, entre outros profissionais de saúde. Só na Atenção Básica, esse número chegou a 449.655 consultas no ano. Já de exames, foram realizados 900.061 procedimentos entre: radiologia, ultrassonografia, testes rápidos, endoscopia, tomografia, entre outros.

No serviço de atendimento pré-hospitalar, o Samu recebeu 109.870 chamados, com uma média de 32 saídas de ambulância por dia. As quatro Unidades de Pronto Atendimento também merecem destaque. A UPA do Salgado realizou, em 2021, 60.078 atendimentos sendo: 20.219 atendimentos pediátricos e 39.859 de clínica médica. A UPA Rendeiras realizou, no mesmo período, 47.910 atendimentos, sendo: 9.936 pediátricos e 37.974 de clínica médica. A UPA Boa Vista, que atendia, exclusivamente, casos de SRAG registrou 45.974 atendimentos, sendo 4.268 atendimentos pediátricos e 41.706 atendimentos de clínica médica. A UPA que mais registrou atendimento em 2021 foi a UPA Vassoural com 71.925 atendimentos, sendo: 18.668 de pediatria e 53.257 de clínica médica.

Os dados apresentados na Audiência Pública da Saúde são registrados no sistema oficial do Ministério da Saúde (MS) e podem ser verificados pela sociedade civil. As questões ligadas à saúde municipal podem ser debatidas todas as segundas e terças-feiras de cada mês, a partir das 14h, na reunião do Conselho Municipal de Saúde, no auditório da Secretaria de Saúde, na Avenida Vera Cruz, 654, no bairro São Francisco. (Foto: Janaina Pepeu)