Centro de Testagem Covid-19 passa a funcionar no Centro de Saúde Ana Rodrigues em Caruaru

A partir da próxima segunda-feira (11), quem precisar realizar teste para a Covid-19 pode se dirigir ao Centro de Saúde Ana Rodrigues, também conhecido como antigo ‘Ciclo Operário’, que fica localizado na Rua Martin Afonso, n° 267, no Bairro São Francisco. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Não é necessário agendamento.

Com a mudança, o CS Ana Rodrigues passa a ser referência na realização dos testes de Covid-19, principalmente, para quem mora em área descoberta. A população poderá buscar o exame também nas Unidades Básicas de Saúdes mais próximas da sua casa, de acordo com o cronograma de cada uma.

O Centro Municipal de Testagem (CTM) teve os serviços direcionados para o CS Ana Rodrigues devido à baixa procura. O prédio, agora, dará espaço a mais um equipamento de saúde, que beneficiará a população do Bairro São Francisco e adjacências.

“Não medimos esforços para testar a população durante os picos causados pelas variantes Delta e, mais recentemente, a Ômicron. Além do CTM, abrimos mais quatro pontos de testagem: UPA Boa Vista, Rendeiras, Vassoural e Salgado. Fizemos testagem itinerante nas feiras e mercados e nas UBSs. Graças a Deus chegou a hora de desmobilizar esses espaços”, comemorou a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Bárbara atribuiu a redução dos casos da Covid-19 ao avanço da vacinação no município. “Caruaru vai na contramão do Estado e segue avançando na imunização. Esses números refletem na queda significativa dos casos de Covid-19. Agora, vamos pensar em outras políticas públicas para a população”, concluiu.

Atualmente, Caruaru está realizando a aplicação da segunda dose de reforço, também chamada de 4ª dose (D4), nos idosos com 65 anos ou mais, que tenham tomado a D3 há mais de quatro meses. O município aguarda orientações do Ministério da Saúde (MS) quanto à liberação para aplicação da D4 em outras faixas da população. (Foto: Divulgação/SEIC)